Blog
Dupla cidadania

Pasta familiar: conheça essa etapa importante na obtenção da cidadania italiana

Pasta familiar: conheça essa etapa importante na obtenção da cidadania italiana

Se você iniciou seu processo de reconhecimento da cidadania italiana, provavelmente já deve ter ouvido falar na pasta familiar, ou, se você pretende solicitar a sua cidadania italiana, ainda vai se deparar com este conceito.

Reunir documentos, pesquisar sobre a sua genealogia, entrar em contato com parentes distantes e obter informações perdidas com o tempo pode ser uma tarefa árdua, mas sabia que existe uma forma de facilitar esse processo para a sua família e até mesmo para os seus descendentes? A seguir, falaremos um pouco mais sobre a pasta familiar e sua importância no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Continue lendo!

O que é a pasta familiar?

Ao realizar o processo de reconhecimento da cidadania italiana, seja aqui no Brasil ou na Itália, você deve reunir diversos documentos para comprovar o seu direito à dupla cidadania. Muitas vezes, só a etapa de reunir a documentação é mais difícil e pode assustar muita gente que quer tirar a cidadania italiana.

Contudo, essa etapa é muito importante não só para garantir o seu direito à cidadania italiana, mas também porque é uma ótima oportunidade para conhecer sua família e ainda montar a pasta familiar, que pode ser muito útil no futuro.

A pasta familiar nada mais é do que um compilado de documentos, certidões e suas traduções juramentadas que comprovam a sua ligação com um cidadão italiano, lhe garantindo o direito à dupla cidadania. Ela serve para te ajudar a visualizar melhor a história da sua família, bem como organizar os documentos que você já tem e apontar os documentos que faltam no processo.

Além disso, ela pode ser usada no futuro por outro familiar, como um descendente seu, para dar entrada a novos processos de reconhecimento da cidadania italiana. Dessa forma, quando der início ao processo, será necessário apenas acionar os documentos já adquiridos, o que poupa muito tempo.

| Leia também: Genealogia: um guia prático para você começar seus estudos

A pasta familiar pode agilizar o reconhecimento da minha cidadania italiana?

Apesar de ser um senso comum, não, a existência da pasta familiar não vai agilizar o reconhecimento da sua cidadania italiana. Ela vai sim facilitar a busca por documentos e poupar seu tempo nesse sentido, mas é impossível furar fila e ter sua cidadania reconhecida antes do prazo.

Como utilizar a pasta familiar?

Primeiramente, é preciso consultar o consulado italiano da sua região ou estado, porque é lá que as pastas das famílias ficam arquivadas para consultas posteriores. Se você tiver um parente que já adquiriu a cidadania italiana, os documentos estarão lá e poderão ser utilizados no seu processo de dupla cidadania.

Será necessário atualizar as informações, é claro, indicando alguns outros documentos para adequar-se à sua realidade. Ainda assim, uma das etapas mais demoradas do processo de reconhecimento da cidadania italiana pode ser cortada, te ajudando a economizar tempo e dinheiro.

Quais são os documentos solicitados mais comuns para o reconhecimento da cidadania italiana?

De maneira geral, a documentação exigida no processo de reconhecimento da cidadania italiana pode variar em cada caso, dependendo da formação da árvore genealógica da sua família e onde o processo será realizado – no Brasil ou na Itália.

Isso porque existe uma distinção entre solicitar a cidadania aqui no Brasil ou na Itália, onde, geralmente, os Comunis não solicitam a apresentação das certidões de óbito de parentes já falecidos. Aqui no Brasil, em consulados como o de São Paulo não é permitido reutilizar certidões já arquivadas.

Mesmo que alguns consulados permitam a reutilização dos documentos já arquivados, é importante saber quais documentos são exigidos para reconhecer o seu direito à dupla cidadania. Confira a seguir:

  • para italianos, é necessário apresentar a certidão de naturalização, bem como certidão de nascimento ou casamento e certidão de óbito dos parentes falecidos;
  • para quem tem bisavô italiano, é preciso apresentar também uma certidão de naturalização brasileira, positiva ou negativa;
  • os requerentes também devem apresentar: sua certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e a tradução juramentada de todos os documentos.

| Leia também: Tradução Juramentada: você sabe o que é?

Quer dar início ao processo da sua cidadania italiana?

Você não precisa ficar perdido na hora de reconhecer a sua cidadania. A equipe Minha Árvore Genealógica trabalha com os melhores recursos e profissionais para te ajudar a adquirir a tão sonhada cidadania italiana. Quer saber mais?


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.

    Ícone