Blog
Novidades Portugal

Por que Portugal concede cidadania para os Sefarditas?

Por que Portugal concede cidadania para os Sefarditas?

A cidadania portuguesa também pode ser reivindicada pela chamada cidadania Sefardita, destinada a descendentes de judeus provenientes da Península Ibérica. Essa medida foi criada como forma de reparação pela perseguição que o povo judeu sofreu durante a Idade Média.

Leia também: Você conhece todos os benefícios da dupla cidadania?

Quem são os Sefarditas?

Sefardita vem da palavra Sfarad, nome hebraico dado à Península Ibérica. Os Sefarditas são então o povo judeu ibérico, que chegaram na região durante a ocupação romana. Sua cultura abraça diferentes tradições, derivadas dos locais por onde se instalaram, com uma mistura de Portugal, Espanha e Oriente Médio. Por esse motivo, os falantes de hebraico moderno chamam o idioma espanhol de sfaradit.

As diferentes nomenclaturas para o povo podem causar confusão em algumas pessoas, já que há uma vasta cultura que envolve diferentes tradições de vários locais ocupados pelo povo judeu. Sendo assim, judeu é a denominação do grupo étnico com origens no
Oriente Médio, já os Sefarditas são os judeus que tem sua origem na Península Ibérica, ocupando principalmente Portugal e a Espanha. Outro nome também popularmente ouvido é o cristão-novo, sendo aqueles judeus que foram perseguidos e forçados à conversão católica pela Igreja e Estado.

Leia também: O que são os judeus sefarditas?

Onde viviam os Sefarditas?

Os Sefarditas são originários da Península Ibérica, mas após sofrerem grande perseguição por parte da Igreja Católica e do Estado tanto da Espanha quanto de Portugal, muitas famílias passaram por um processo de migração.

Alguns dos principais destinos foram países mediterrâneos como Argélia, Croácia e Egito, além do continente americano, com muitas famílias mudando-se para o Brasil, Estados Unidos e México.

Cidadania para Sefarditas

A Igreja Católica e o Estado perseguiram os Sefarditas por longos anos, expulsaram-nos da Espanha no século XV e, ao chegarem a Portugal, os forçaram à conversão cristã. As perseguições ao povo duraram até o século XIX, quando o Tribunal da Inquisição se encerrou.

Em 2015, então, o Governo português decretou que descendentes de judeus Sefarditas de origem portuguesa poderiam receber cidadania, como forma de reparação histórica pelas perseguições. Atualmente, esse decreto sofreu modificações após mudanças na legislação de nacionalidade portuguesa.

Leia também: Autorização de residência portuguesa: como solicitar?

Como está a lei agora?

A lei, que antes previa a cidadania para qualquer descendente de Sefardita, agora exige que o solicitante comprove que faz parte de uma comunidade sefardita portuguesa e que resida há pelo menos 3 anos em Portugal.

O Governo português ainda pretende implementar que a língua portuguesa seja um requisito, devendo ser avaliada por uma instituição reconhecida, como alternativa a moradia de pelo menos 3 anos.

Este artigo foi útil?

Mesmo com mudanças na legislação, descendentes de judeus Sefarditas continuam buscando ativamente a cidadania portuguesa. O primeiro passo para isso é a preparação dos documentos.

Procure um profissional para lhe auxiliar durante todo o processo!

Clique aqui se deseja solicitar a sua cidadania portuguesa!


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.

    Ícone