Tradições culinárias italianas: quais os principais pratos típicos trazidos pelos imigrantes?

Não é surpresa que a culinária italiana tenha uma grande influência no mundo todo, afinal, quem não ama pizza? No Brasil, as tradições culinárias trazidas pelos imigrantes italianos tiveram forte impacto na alimentação do dia a dia, sendo comuns massas, temperos e sobremesas no cardápio dos brasileiros.
A culinária italiana foi fortemente influenciada através de séculos de mudanças geográficas, com influências romanas e a contribuição dos mercados medievais. Ingredientes como azeite de oliva, mel e outras especiarias foram implementados pelos italianos à culinária e, consequentemente, pelos brasileiros. O tomate, e também seu molho, se tornaram basicamente sinônimo de comida italiana, por ser amplamente usado em massas. Pizza e macarrão são, por exemplo, alguns dos pratos que se tornaram ícones mundiais dessa culinária.
Leia mais: Qual a influência da cultura italiana em nossos costumes?
Quais os principais pratos italianos?
O prato mais conhecido é, inevitavelmente, a pizza. A original é normalmente associada à Nápoles e é simples e cheia de sabor: massa feita com farinha, fermento e água, coberta de tomate, queijo muçarela e manjericão, e assada no forno a lenha. Quando chegou ao Brasil, ganhou versões mais trabalhadas, que passaram a incluir outros ingredientes e influências de outros imigrantes, como os sabores frango com catupiry e calabresa, adaptações que se tornaram parte da nossa identidade pizzaiola.
E, claro, a tradição de massas não parou por aí. O macarrão é um dos pratos mais tradicionais italianos, e sua preparação caseira é um dos grandes diferenciais. No prato brasileiro, é comum encontrar o macarrão, inclusive com outros dois acompanhamentos muito característicos: o arroz e o feijão. A massa se tornou um dos principais alimentos incorporados no dia a dia do brasileiro.
Outro queridinho que é tradição italiana é o risoto. Feito com arroz arbóreo ou carnaroli, bastante caldo de carne e parmesão, o segredo está em mexer devagar e ir adicionando o caldo aos poucos para chegar à textura cremosa pela qual é conhecido. E, claro, para a sobremesa nada como um gelato, não é? Um sorvete artesanal que utiliza técnicas italianas a partir de ingredientes frescos e com menor teor de gordura.
Leia mais: Como começou a imigração italiana no Brasil?
Ingredientes essenciais!
Quando pensamos na cozinha italiana, logo vêm à mente alguns ingredientes que são tradicionais. São iguarias que mantiveram o contato dos imigrantes com seu país de origem, mesmo que estivessem a centenas de quilômetros de distância, e assim mantiveram sua cultura viva.
Um destes ingredientes é o azeite de oliva, agora difundido no dia a dia de muitos brasileiros. Muito antes de virar presença garantida na salada ou até mesmo no fio sobre a pizza, o azeite de oliva já era considerado essencial na cozinha, usado desde a Antiguidade romana.
Outro pilar da culinária italiana é o tomate, que, curiosamente, é originário da América e passou a ser incorporado na Itália durante o período do Renascimento. Com a facilidade do plantio no Brasil, foi um dos ingredientes mais fáceis de se manter para os imigrantes italianos, que o usavam em abundância nas receitas.
E, claro, muitos queijos entraram no cardápio brasileiro por influência italiana, como a muçarela e o parmesão. Este queijo, com textura granulada, é feito a partir de leite de vaca e tem um processo de envelhecimento que acentua suas características únicas. O mesmo modelo de produção ainda influenciou diversos tipos de queijos brasileiros.
E, completando a mesa, o vinho sempre foi tradicional nas mesas italianas, sendo um dos principais produtores da bebida no mundo. Utilizado no preparo dos pratos ou como acompanhamento, o vinho enriquece a experiência, harmonizando com queijos e massas.
Leia mais: Aniversário da Itália: um panorama da história de umas das principais economias do mundo
Tradições culinárias
Os imigrantes não só trouxeram receitas, mas também espírito de reinvenção, já que encontraram ingredientes diferentes e tiveram que adaptar seus pratos com criatividade. As tradições passaram a criar novos pratos que mesclam a cultura italiana com a de outros povos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil.