Tradições portuguesas: conheça as principais
É inegável que as tradições portuguesas são o maior orgulho do país, sejam elas gastronômicas, culturais, religiosas ou até traduzidas em hábitos cotidianos da população.
Para quem deseja obter a cidadania portuguesa, morar ou até mesmo apenas passear em Portugal, conhecer as tradições do país é fundamental para vivenciar a experiência completa e conectar-se de verdade com as raízes portuguesas.
Quando falamos em Portugal, a imaginação corre por vários conceitos e aspectos populares do país. A seguir, falaremos um pouco sobre as principais tradições portuguesas e sua importância para o país. Continue lendo!
| Leia também: Quais são os sobrenomes portugueses mais comuns no Brasil?
Quais são as principais tradições portuguesas?
Portugal é um país muito famoso por preservar suas tradições acima de tudo, mesclando o tradicional com o moderno nos dias atuais, seja na culinária, na arte, na cultura popular ou em hábitos cotidianos.
Ao pensar na cultura portuguesa, muitas pessoas automaticamente pensam em alguns elementos que apresentaremos a seguir, e isso acontece justamente porque eles foram muito bem conservados pelos portugueses e criaram raízes na cultura portuguesa. Conheça a seguir as principais tradições portuguesas.
O amor pelos vinhos
Provavelmente um dos aspectos mais famosos da cultura portuguesa é o consumo de vinho junto das refeições como algo cotidiano. Os vinhos portugueses mais famosos certamente são o vinho do Porto e o vinho verde. O primeiro é marcado por um sabor adocicado e por seu teor alcoólico mais elevado, tendo entre 19% e 22% de álcool.
Já o vinho verde é conhecido pela sua leveza e sabor refrescante, além de ter teor alcoólico mais baixo que o vinho do Porto. Apesar do nome, os vinhos verdes são encontrados como vinhos brancos, tintos e rosés. Isso porque a região onde são produzidos abrange uma grande diversidade de uvas que são usadas na fabricação de diferentes vinhos.
A produção e consumo de Bacalhau
Não podemos deixar de fora o elemento cultural mais famoso entre as tradições portuguesas: o bacalhau. Amplamente presente na culinária do país, é o peixe mais consumido no território português. Não é à toa que Portugal é o país que mais consome bacalhau no mundo inteiro.
A iguaria surgiu em meio à uma crise no país, quando os portugueses passavam muito tempo navegando e não tinham acesso a alimentos frescos, tampouco tinham como armazenar esses alimentos. A solução encontrada foi salgar os peixes o suficiente para que estes se mantivessem conservados e aptos para o consumo independente do tempo que passasse.
E, ao contrário do que muitos pensam, o bacalhau não é um peixe específico, e sim o processo de conservação.
O artesanato português
Outro aspecto muito forte e popular entre as tradições portuguesas são os trabalhos artísticos e artesanais. A cultura portuguesa é muito bem traduzida através do artesanato, em modelos específicos dele. Alguns exemplos são a técnica de trabalhar com fios de ouro e prata nas joalherias para adornar trajes típicos; as peças produzidas a partir da Cortiça, como as rolhas de vinho.
As festas portuguesas
Muito popular entre os nativos e os turistas, as festas representam grande parte das tradições portuguesas. As romarias e outras festividades levam milhares de pessoas às ruas de Portugal, seja no interior ou nas cidades grandes, para celebrar e homenagear as tradições.
As festas portuguesas mais conhecidas são: a Festa de São Gonçalinho, a Festa do Senhor Santo Cristo, a Festa da Flor, a Feira de São Tiago, a Festa do Castanheiro, a Festa dos Tabuleiros e os Mercados de Natal.
| Leia também: Cidadania portuguesa: quem tem direito e como solicitar?
Você já conhecia alguma dessas tradições portuguesas?
Apesar de alguns elementos mencionados serem populares, muita gente ainda não conhece as suas origens e sua importância para a cultura portuguesa. Conte para a gente se você já conhecia alguma destas tradições!