Visto de estudante Itália: documentos, prazos e como solicitar

A Itália é um país com diversas universidades reconhecidas mundialmente, sendo um destino procurado por diversos estudantes em todos os níveis de formação. Para aqueles que desejam ingressar em cursos de graduação, mestrado ou doutorado, e até mesmo para quem deseja realizar um intercâmbio, é necessário se preparar com antecedência e cumprir alguns requisitos, como, por exemplo, a obtenção do visto.
Há diferentes vistos europeus e, para aqueles que planejam matricular-se em cursos com duração superior a 90 dias, é necessária a obtenção do visto de estudante. Para aqueles que terão permanência menor que 90 dias no país, não é necessário o visto. Para a Itália, há também diversos tipos de vistos para estudantes, dependendo do tipo de atividade que será exercida pelo estudante no país.
Leia mais: Cidadania Italiana: o que mudou com a nova regra?
Quais os tipos de visto de estudantes na Itália?
Como mencionado anteriormente, é possível obter diferentes tipos de visto para estudar na Itália. Um dos vistos é o de curta duração para estudos. Esse tipo é o ideal para aqueles que planejam estudar por um período entre 3 a 6 meses. É geralmente indicado para brasileiros que pretendem realizar um curso de língua italiana no próprio país, com no mínimo 20 horas semanais, devendo indicar a data de início e fim do curso. Esse visto também pode ser usado por alunos que pretendem realizar uma matéria específica em uma universidade italiana, que tenha duração reduzida, sendo necessário um documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino.
Outro tipo de visto é o de longa duração, indicado para aqueles estudantes de cursos com duração superior a 6 meses, sendo graduação completa, mestrado ou doutorado. É possível também utilizar esse visto para cursos profissionalizantes que tenham longa duração. O visto terá validade durante o período das aulas, podendo ser renovado em situações que exijam a presença do aluno por mais tempo, como repetição de matérias ou inclusão de novos conteúdos no currículo. Esse tipo de visto também é utilizado para intercambistas, que devem apresentar um documento que comprove sua matrícula na instituição de ensino superior no Brasil e o acordo com a instituição italiana.
Já para quem busca realizar estágios no país, há o visto próprio para isso. O visto para estagiários permite que o aluno mantenha um vínculo com uma empresa que esteja conveniada à sua universidade no Brasil. Para isso, é necessário ter documentos como: carta de aceite da instituição onde o estágio será realizado, declaração de que o estágio é reconhecido a nível internacional, declaração de que a instituição na qual o estágio será realizado está conforme a lei italiana e declaração de que o estágio está de acordo com a trajetória de estudos do requerente.
Leia mais: Estudar na Itália: conheça as oportunidade
Como solicitar?
Para qualquer um dos vistos de estudante, é necessário solicitá-los no consulado italiano responsável pela sua jurisdição, ou seja, seu local de residência. Você pode conferir qual é o consulado responsável pela sua jurisdição no site oficial. É necessário agendar sua visita ao consulado, com as devidas documentações em dia.
Por meio do site oficial do Consulado, é possível encontrar a lista de documentos necessários para a solicitação. É importante preparar-se com antecedência para que se possa ter todos os documentos em posse no dia da avaliação. O visto deve ser sempre solicitado no Brasil antes de embarcar para a Itália, sendo impossível obtê-lo já estando no país de destino.
Os documentos que costumam ser solicitados incluem:
- Formulário de pedido de visto de estudante preenchido;
- Uma foto segundo as normativas ICAO (tamanho 35×40 mm);
- Comprovante de residência no Brasil no nome do requerente;
- Passaporte válido por ao menos três meses a mais em relação à data de validade do visto solicitado;
- Passagem aérea de ida e volta para a Itália;
- Comprovante de acomodação na Itália;
- Comprovante de renda;
- Carta de aceitação da instituição italiana;
- Comprovante de pré-inscrição no Universitaly (para cursos de ensino superior);
- Seguro saúde ou formulário IB2.
Outros documentos que costumam ser pedidos pelo Consulado são o RG e CPF, carteira de vacinação e título de eleitor. É preciso apresentar as versões originais e cópias de todos os documentos.
Para agendar a visita ao Consulado, é necessário usar a plataforma Prenot@mi, própria do governo italiano para soluções diplomáticas com países parceiros. É necessário cadastrar-se na plataforma e, após isso, apenas escolher qual dia disponível no consulado da sua jurisdição é melhor para você. O site enviará uma mensagem de confirmação com os dados do seu agendamento.
O valor para o visto de estudante é de 50€ e deve ser pago no guichê do consulado, em reais. Você também pode conferir as variações do valor pelo próprio site do Consulado.
Leia mais: Dicas: Conquistando seu primeiro emprego na Itália
Quanto tempo demora?
O prazo pode variar, mas costuma durar entre um e três meses. Por isso, é importante solicitar o visto com antecedência ao início das aulas, para que haja tempo de receber uma resposta. O tipo de visto também pode influenciar no tempo de espera: o visto di studio costuma ser emitido em menos de trinta dias, sendo o mais rápido. Porém, os prazos para outros vistos, como di tirocinio ou di ricerca, são mais longos e podem chegar a três meses de espera.
Além do visto, ainda é necessário, após a chegada na Itália, solicitar o Permesso di Soggiorno em até 8 dias. Essa solicitação pode ser feita em uma agência de correios italiana, onde você preencherá uma série de documentos e deverá pagar uma taxa de 70,46€. O prazo para a emissão costuma variar também, de um a três meses. Enquanto espera pela permissão, você poderá utilizar o recibo do pedido como autorização.
Leia mais: Direitos e deveres dos cidadãos italianos: o que você precisa saber
Este artigo foi útil?
A solicitação para o visto pode ser burocrática por ter diversos procedimentos longos. Porém, com planejamento, é possível otimizar seu tempo e aumentar suas chances. Comece a preparar os seus documentos com antecedência para que o processo seja feito com calma. Assim, você diminui a possibilidade de cometer algum erro.
Precisa de ajuda? Entre em contato para auxiliarmos em sua caminhada!

