Blog
Árvore genealógica Assentos e certidões

Como começar a pesquisa sobre a sua família

Como começar a pesquisa sobre a sua família

Traçar a genealogia de uma família nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, com o passar dos anos, muitas informações, fotos e documentos acabam sendo perdidos. Entretanto, saber como começar a pesquisa sobre a sua família pode te ajudar a traçar metas mais específicas e mais fáceis de serem encontradas. Você está querendo construir a árvore genealógica da sua família, mas não faz ideia de como começar esse processo? Nós podemos te ajudar!

Primeiros passos 

Você deve começar pelo seu registro (certidão) de nascimento, que deve ter os nomes de seus pais e avós paternos e maternos, se forem conhecidos. Em seguida, busque os registros de casamento de seus pais, os de nascimento ou batismo de seu pai e sua mãe, o de casamento de seus avós e assim por diante. 

Colete informações sobre sua família 

Qual a família que não tem aqueles álbuns antigos de fotografia? Esse material é uma verdadeira relíquia e ajuda muito em como começar a pesquisa sobre a sua família. Ao olhar álbuns antigos, você pode se deparar com um parente que a muito tempo não tinha notícias, relembrar histórias antigas e o melhor, descobrir mais sobre quem foram seus parentes e como viviam.  

Além das fotos, você pode recorrer a pastas com documentos antigos, que também contém nomes e informações importantes. 

O ideal é seguir sempre em busca dos registros de nascimento, casamento e de óbito, pois, embora possa haver informações repetidas entre eles, sempre há alguma informação interessante que não seria previsível.

Um registro de casamento mais antigo, por exemplo, pode informar que a madrinha era uma tia da noiva até então desconhecida, e isso permite acrescentar mais um parente à árvore sem a necessidade de buscar todos os registros de batismo para esse ramo familiar.

Converse com familiares próximos

Uma das maneiras mais fáceis – e prazerosas – de começar a pesquisa sobre a sua família é conversando com eles. Ninguém melhor que um familiar para contar sobre as histórias vividas na infância, sobre pessoas que conheceram ou para contar aquele segredinho que toda família guarda. Tente conversar com todos, você vai se surpreender com tanta história boa que eles têm para contar. 

Se você tem a chance de conversar com avós ou parentes de mais idade, melhor ainda. Aproveite esse momento para rever parentes que a muito tempo você não conversa, marque um café, um almoço ou até um passeio. Você pode ter certeza que vai voltar pra casa com muita história bacana da sua família e dos seus ancestrais. 

| Veja também: O que é possível descobrir fazendo uma árvore genealógica

Use a internet como aliada 

Depois de conseguir todas as fotos e documentos guardados e conversar com o maior número de parentes, você pode recorrer a sites da internet. Essa é uma etapa muito interessante e existem diversos sites que podem te ajudar. 

Aqui vai um ponto muito importante: Na hora de pesquisar por um familiar, é comum você se deparar com nomes cuja a escrita não esteja tão correta, o que pode confundir na hora de fidelizar uma informação. Mas lembre-se, antigamente as pessoas eram registradas de forma errada – e mais, já parou pra pensar quantas pessoas escrevem o seu nome errado ainda nos dias de hoje?

Conhecer a história da nossa família é uma experiência diferente, curiosa… Quando você procura pelo nome de um parente, por exemplo, você pode se deparar com várias pessoas que já tiveram o mesmo nome e com histórias de vida completamente diferentes. 

A verdade é que a gente sempre tem alguma coisa nova para descobrir da nossa família, e se você souber usar esses conhecimentos de maneira correta, pode conseguir ainda mais informações e uma árvore genealógica super completa. 

Agora conta pra gente, como está sendo essa descoberta sobre as histórias da sua família? Precisa de alguma ajuda para coletar as informações necessárias? Se você quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida pontual, deixe um comentário. Nossa equipe está preparada para conversar mais sobre o tema! ????


Comentários:

  1. Isso é muito interessante eu gostaria muito de descobrir,os rastros etinicos da minha família Moro no estado do Pará Brasil o nome completo do meu finado avó é ananacio Lopes das chagas

    José Valdir Rodrigues Reis em 07/11/2021
    • Agradecemos o interesse, podemos sim dar a total atenção para a pesquisa de sua familia, pedimos que veja em nosso site http://www.minhaarvoregenealogica.com.br, opção “Nossos Serviços”, e clique em “Pesquisa Genealógica”, lá encontrará mais informações de como será o levantamento e preços por linha familiar, gratidão.

      Suporte em 16/11/2021
  2. Gostaria de encontrar os meus 2 irmãos que a 37 anos que não sei nada deles

    Vera Lúcia Gonçalves Mascarenhas em 13/02/2024
  3. Ele desapareceu a 69 anos e até hoje não apareceu ele foi pra Santa Rita trabalhar deixou sua noiva

    Virgínio ginuino Matias em 30/08/2024
    • Boa Tarde, Virgínio, infelizmente não trabalhamos em situações de desaparecimento de pessoas, boa sorte.

      Minha Árvore Genealógica em 30/08/2024
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.

    Ícone