Documentos úteis para montar a sua árvore genealógica
Seja para conhecer mais a fundo a história da sua família, ou para compreensão de uma possível cidadania, é fundamental ter em mãos alguns documentos úteis para montar a sua árvore genealógica. Você sabe quais são eles? Confira com a gente!
Certidão de nascimento antiga
Você pode encontrar a data e o local de nascimento do falecido, seu local de nascimento e, em muitos casos, o nome de seu cônjuge. Portanto, o documento estabelece uma conexão com a geração anterior e pode fornecer pistas sobre onde e a partir de qual período começar a busca por informações de ancestralidade.
Certidão de casamento
Assim como a certidão de nascimento, a certidão de casamento contém os nomes completos dos noivos, a data e o local de nascimento, os nomes dos pais e, em alguns casos, até os nomes dos avós. Além disso, a prática de mudar o nome da esposa torna este documento muito importante para estabelecer a linhagem materna.
Certidão de óbito
Nessas certidões é possível encontrar data e local de nascimento do falecido, bem como sua filiação e, em muitos casos, o nome de seu cônjuge. Assim, o documento estabelece vínculos com a geração anterior e pode dar pistas de onde e a partir de qual período a busca de informações dos antepassados deve prosseguir.
Jornais regionais ou locais
São documentos úteis para montar a sua árvore genealógica porque podem conter informações sobre eventos como batizados, casamentos, óbitos e viagens relacionadas a membros de sua família.
Cartas, fotografias e testamentos
Toda família tem aquela caixa de papelão cheia de álbuns e fotos antigas, que geralmente fica dentro de uma gaveta também antiga que quase nunca é aberta… Lá encontra-se recordações de infância e histórias que já te contaram em um almoço de domingo com a família. Acertei?
Além de proporcionar ótimas lembranças e às vezes algumas crises de choro e saudade, essas lembranças podem ser ótimas aliadas na hora de encontrar seus antepassados.
Faça um teste: Pegue essa caixa e comece a olhar, foto por foto, e tente descobrir quem são elas. Temos certeza que você vai encontrar informações e documentos úteis para montar a sua árvore genealógica, além de ouvir muitas histórias dessas pessoas.
Inventários
Isso mesmo que você leu. Os inventários podem ser uma boa fonte para coletar informações interessantes sobre a família na hora de montar sua árvore genealógica.
Esse tipo de documento apresenta dados sobre os filhos e idades dos seus antepassados, sem contar que é uma ótima maneira de compreender melhor como essas pessoas viviam, o que faziam, o tipo de lugar que moravam, etc.
Hemeroteca Digital Brasileira
Uma base de dados útil para encontrar documentos úteis para montar a sua árvore genealógica é a da Hemeroteca Digital Brasileira, serviço que a Fundação Biblioteca Nacional oferece para consulta, pela internet, ao seu acervo de jornais, revistas, anuários e boletins. Nossa sugestão é começar pela busca por local, clicando na aba correspondente.
– Selecione o local no primeiro menu suspenso;
– Escolha o período de interesse ou deixe a opção padrão de todos no segundo menu suspenso;
– Não escolha um periódico no terceiro menu para que a ferramenta realize a busca em todos os que estiverem disponíveis para o local e período selecionados;
– Finalmente, digite no quarto campo o nome do antepassado seguindo as orientações abaixo.
Sobre a ferramenta de pesquisa:
– Faz diferença entre letra simples (Rebelo) e dobrada (Rebello), portanto digite o nome da pessoa da forma como é encontrado nos assentos paroquiais e certidões existentes;
– Faz diferença entre grafia atual (Josefa) e antiga (Josepha), portanto digite o nome da pessoa da forma como é encontrado nos assentos paroquiais e certidões existentes;
– Não faz diferença entre letra acentuada (José) e não acentuada (Jose);
– Não faz diferença entre letra maiúscula (José) e minúscula (josé). Após a finalização da pesquisa, a ferramenta apresenta a relação dos periódicos consultados e o número de ocorrências do nome que foram encontrados e oferece opções. A primeira ação é, para cada periódico onde forem registradas ocorrências, mover o ponteiro sobre o sinal de + na extremidade direita e clicar na opção “Ir para primeira ocorrência.”
O navegador abrirá uma nova janela onde será exibida a página do periódico com o nome pesquisado em destaque. Se houver mais de uma ocorrência, serão exibidas setas para navegação entre as ocorrências. Basta clicar nas setas (<<>>) para navegar para a próxima página com ocorrência do nome pesquisado ou para a página anterior.
É possível, por meio de botões localizados em uma barra na parte superior, obter o hiperlink para registro da descoberta ou compartilhá-la em redes sociais ou por e-mail.
Finalmente, se sua família emigrou, você poderá buscar os registros de desembarque nos portos mais movimentados, lá você vai encontrar muitos documentos úteis para montar a sua árvore genealógica. No Brasil, é possível buscar registros digitalizados relativos ao Porto do Rio de Janeiro e ao Porto de Santos.
A busca por documentos mais antigos
Na hora de buscar os documentos úteis para montar a sua árvore genealógica , você pode ter dificuldade para encontrar aqueles mais antigos. Para essa etapa, você pode utilizar uma estratégia que nossa equipe utiliza aqui na Minha Árvore. É simples, prática e pode te auxiliar na busca desses documentos antigos e que você não faz nem ideia de como começar a procurar.
| Veja também: Como estimar as datas de documentos antigos?
Agora conta pra gente, como está sendo essa descoberta sobre as histórias da sua família? Precisa de alguma ajuda para encontrar os documentos necessários? Nossa equipe está preparada para te ajudar! ????