Blog
Árvore genealógica

Explorar o passado: vale a pena?

Explorar o passado: vale a pena?

Você já deve ter se perguntado sobre o passado de sua família, sobre as antigas gerações e o que as levou até o presente momento, não é? Conhecer a sua árvore genealógica permite entender melhor suas raízes culturais. A genealogia conecta sua história com a de seus antepassados e pode até possibilitar a solicitação de cidadania, por exemplo, quando há gerações próximas provenientes de outros países.

Por que explorar o passado?

Há muitos motivos para explorar sua genealogia, como entender em detalhes a origem de sua família, tanto geograficamente quanto socialmente, e identificar se houve processos migratórios — seja por opção, seja de forma forçada. Conhecer essas origens permite que você desenvolva um entendimento mais profundo e uma maior conexão com suas raízes culturais.

Leia também: Descobrindo as Raízes: Por que a Genealogia é Importante para a Identidade?

Herança Cultural

Ao investigar sua herança cultural, você pode descobrir tradições, idiomas e práticas que marcaram sua família dependendo de sua origem. Pesquisar o passado pode revelar fatos desconhecidos ou esquecidos sobre seus antepassados ao longo dos séculos.

Dupla Cidadania

Outra possibilidade que costuma encantar quem pesquisa genealogia é a obtenção de dupla cidadania. Muitos países, como Portugal e Itália, permitem que você solicite esse benefício ao comprovar que teve antepassados próximos provenientes desses locais. Por exemplo, ao montar sua árvore genealógica, você pode descobrir um bisavô português, o que pode garantir o direito à cidadania.

Leia também: Você conhece todos os benefícios da dupla cidadania?

Genética

Ao conhecer o histórico familiar, é possível mapear características genéticas, como cor dos olhos e do cabelo, e até mesmo identificar predisposições a doenças hereditárias que ainda não se manifestaram.

Como começar sua pesquisa?

Existem várias formas de começar! Você pode, por exemplo, dar uma olhada nos antigos álbuns de fotografia da família para conhecer melhor seus antepassados e, a partir disso, buscar documentos. Jornais, inventários e cartas também podem ser ótimas fontes de pesquisa!

O primeiro passo é analisar sua certidão de nascimento e retroceder pelas gerações, buscando os nomes dos seus pais, avós e bisavós em certidões de nascimento, casamento e óbito. Para facilitar o processo, você pode contar com a ajuda de um genealogista, que o acompanhará em todas as etapas.

Leia também: Como fazer uma árvore genealógica? Veja o passo a passo!

Este artigo foi útil?

Explorar seu passado, além de permitir que você conheça um pouco mais de sua história, pode também ser muito divertido! A jornada para criar sua árvore genealógica pode levar um tempo, e pode haver algumas dificuldades, pois com o passar do tempo, muitos documentos podem acabar se perdendo. Entretanto, se feita adequadamente, o levará a ter um conhecimento maior sobre sua própria história e cultura.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.

    Ícone