Montando sua árvore genealógica: O que é um arquivo GEDCOM e para que ele serve?

Montar uma árvore genealógica é um processo fascinante, mas que requer muitos passos. O genealogista, por mais dedicado que seja, encontrará dificuldades no processo de coleta de informações, muitas vezes por documentos perdidos, ilegíveis ou outras dificuldades em encontrar novas informações.
Há, entretanto, algumas estratégias que podem ser utilizadas durante a pesquisa genealógica que podem facilitar a busca por novas informações, podendo inclusive encontrar parentes em comum a partir de outras árvores genealógicas. Esse método é baseado no cruzamento de dados entre sites e aplicativos específicos para a pesquisa genealógica, com arquivos conhecidos como GEDCOM.
Leia também: Guia prático para buscar informações dos seus ancestrais
Mas, o que é GEDCOM?
GEDCOM é uma sigla para “Genealogical Data Communications”, que significa Comunicação Genealógica de Dados. É um tipo de arquivo específico para a criação de árvores genealógicas, sendo utilizado por diferentes softwares de gerenciamento de dados genealógicos, como Ancestral Quest, Roots Magic e Legacy.
Esse tipo de arquivo permite que você exporte seus dados do seu aplicativo ou site, e importe para outro que seja compatível, podendo “dar match” com pessoas que tenham parentes em comum com você.
Para criar e exportar seus dados nesse formato, você deverá procurar no site ou aplicativo em que está realizando suas buscas, a ferramenta de exportação do ficheiro em GEDCOM. Uma vez que tiver seu arquivo, basta importá-lo para plataformas diferentes da que está utilizando, para procurar por combinações com outras árvores genealógicas.
Esse formato foi criado pelos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecidos no meio da pesquisa genealógica devido ao grande acesso às informações e documentos importantes como certidões de nascimento e casamento há muito tempo perdidas. Praticamente todos os sites e aplicativos destinados à criação de árvores genealógicas permitem a importação e exportação de arquivos GEDCOM.
Leia também: Você sabe o que faz um genealogista?
Como a criação de um arquivo GEDCOM pode ser útil?
Além de criar um arquivo no qual reunirá todas as informações já apuradas em sua pesquisa, também possibilita o compartilhamento com outros usuários, podendo achar parentes em comum. Ou seja, outras pessoas que já tiverem avançado na pesquisa genealógica terão uma base maior de dados genealógicos, que poderão ser cruzados com a sua pesquisa, podendo assim combinar as diferentes pesquisas.
Facilidades de um arquivo GEDCOM:
- Organização centralizada: como mencionado anteriormente, ao criar sua árvore genealógica, você estará reunindo as principais informações a respeito de sua família em um lugar só, e o arquivo GEDCOM é um modelo que permite guardar suas descobertas. Nomes, fotos, certidões de nascimento e casamento e outros tipos de documentos podem ser guardados em um único lugar;
- Portabilidade e compatibilidade: encontrou dificuldades em sua pesquisa? Não é mais necessário que você adicione todos os documentos manualmente em outro site ou aplicativo. Como o GEDCOM é um modelo específico para ser lido por softwares de genealogia, é possível compartilhá-lo com quase todos os sites de pesquisa genealógica, sem perder nenhuma informação no processo;
- Colaboração e cruzamento de dados: sem dúvidas é a maior utilidade do arquivo GEDCOM. Como explicado nos parágrafos acima, ao carregar seu projeto em outros sites de procura genealógica, você poderá possivelmente dar “matchs”, ou seja, encontrar combinações com outras árvores genealógicas em processo avançado, ao cruzar documentos e familiares, podendo encontrar parentes em comum com outros usuários de diversas plataformas de pesquisas genealógicas. Ao combinar diferentes arquivos GEDCOM, é possível preencher lacunas em sua própria árvore com a ajuda de outras pesquisas. Essa colaboração pode acelerar significativamente suas descobertas e conectar você a ramos familiares que você nem imaginava.
Leia também: Ferramentas digitais para pesquisa genealógica: confira 7 dicas
Este artigo foi útil?
Em resumo, o formato GEDCOM é uma ferramenta que simplifica a organização e facilita a portabilidade, além de permitir a colaboração com outros pesquisadores na sua jornada genealógica.
Está começando sua árvore genealógica e precisa de ajuda?
Entre em contato conosco para facilitar seu processo!