Blog
Árvore genealógica Genealogia e Genética

O que são os judeus sefarditas?

O que são os judeus sefarditas?

Quem gosta de história se interessa bastante pelos acontecimentos, costumes e toda a bagagem trazida por descentender antigos. Mas o que são os judeus sefarditas? Sefarditas é o termo usado para referir os descendentes de judeus originários de Portugal. Por extensão, os sefarditas eram os judeus que viviam na Península Ibérica, supostamente desde antes do Império Romano lá chegar.

Esses judeus sofreram terríveis perseguições por parte dos poderes seculares e da igreja e acabaram sendo expulsos da Espanha, em 1492, por ordem dos reis católicos Fernando e Isabel. Em fuga, buscaram refúgio em Portugal, onde, em 1497, foram forçadamente convertidos ao cristianismo. O fato é que as perseguições persistiram até 1821, quando terminou o Tribunal da Inquisição, responsável pelo julgamento dos acusados de judaísmo e de ofensas à fé católica.

Para fugir da perseguição, muitos sefarditas emigraram para outros países do Mediterrâneo, como Marrocos e Turquia, para o norte da Europa e para o Brasil e os Estados Unidos, onde se integraram às sociedades locais. Hoje, graças à decisão dos governos de Espanha e Portugal, os descendentes desses judeus têm o direito de retorno como cidadãos, desde que comprovem sua ascendência por meios documentais.

Cidadania por ascendência sefardita

A título de reparação histórica por parte de Portugal, a Lei nº 1/2013 e o Decreto-Lei 30-A/2015 concederam nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos descendentes dos sefarditas, hipótese prevista no art. 6º, num. 7 da Lei da Nacionalidade Portuguesa, Lei nº 37/81.

Obter a cidadania sefardita é uma maneira de se manter no país de uma maneira regularizada e estar mais próximo de conhecer seus antepassados Portugueses.

Para saber se você tem esse direito, é preciso buscar informações e toda a documentação necessária e que comprove este direito. Conversar com um advogado especialista no caso, ou com uma empresa como a Minha Árvore Genealógica pode te ajudar nesse desafio.

Ter costumes judaicos dá direito à cidadania? 

Alguns historiadores relatam a permanência, em regiões do Nordeste brasileiro, de antigos costumes como o de não varrer o lixo pela porta da frente, de cobrir os espelhos e jogar fora toda a água da casa quando há uma morte, entre vários outros. 

Seriam costumes judaicos preservados por pessoas que muitas vezes não se consideram judeus nem têm memória de uma vivência judaica em suas famílias.

Por mais que esses costumes possam estar relacionados a uma ascendência judaica desconhecida, eles não bastam para cumprir os requisitos exigidos por Portugal para atribuir a cidadania a descendentes de judeus expulsos em séculos passados. Afinal, seria muito fácil conseguir a cidadania apenas por seguir os costumes da região, não é mesmo? Infelizmente, conquistar a cidadania, seja ela qual for, não é tão simples assim.  

A comprovação, de modo geral, deve ser feita por provas documentais, o que apenas só se consegue por meio da pesquisa genealógica. 

| Leia também: Testes genéticos e origens étnicas

Como saber se tenho origem judaica? 

Pela lei judaica – HaLacha – apenas é judeu quem nasce do ventre de mão judia. Se sua mãe ou sua avó não eram reconhecidamente judias,você poderá tentar uma busca mais remota. Se não existirem relatos de que seus antepassados eram judeus, você poderá estar iniciando uma busca infrutífera. 

É necessário ter alguma indicação positiva nesse sentido para, por exemplo, buscar documentos entre os familiares e em sítios digitais e locais específicos, como os cartórios ou conservatórias. 

De qualquer forma, o procedimento será sempre o mesmo realizado para a criação de uma árvore genealógica: a obtenção de registros de nascimento, casamento e óbito. 

Como você poderá ter dificuldade para obter os registros das sinagogas, terá de recorrer aos registros civis equivalentes ou sítios como o FamilySearch. 

Agora que você sabe o que são os judeus sefarditas e como ter direito à cidadania, é hora de dar início a pesquisa e montar a sua árvore genealógica. Vem enfrentando limitações que te impedem de prosseguir? Entre em contato com a nossa equipe, a gente te ajuda. ????


Comentários:

  1. Avós maternos-José e Estela Magrisso-Smirna
    Ter ascesso às minhas origens mais profundas significa conhecer mais a minha própria pessoa, saber mais das razões que nos fazem ser como somos e finalmente conhecer nossa história nos aprofunda e engrandece

    Elenita Magrisso Grinberg Lewin em 09/04/2024
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.

    Ícone