Quais as limitações dos testes genéticos?
Os testes genéticos fazem uma avaliação completa de seus genes e apresentam informações riquíssimas e que vão além da sua descendência. Mas, também possuem limitações que às vezes podem te deixar paralisado e sem saber como prosseguir com a pesquisa. Para evitar qualquer problema, saber quais as limitações dos testes genéticos pode te ajudar a se preparar e encontrar outras maneiras de prosseguir.
O que fazer para obter bons resultados no teste genéticos?
Se você é homem, poderá testar tanto o DNA mitocondrial, que investiga sua linha materna, quanto o DNA-Y, que investiga sua linha paterna; e o autossômico, que investiga percentuais herdados indistintamente de seus ancestrais de ambos os costados.
Se você é mulher, poderá testar apenas o DNA mitocondrial e o autossômico. Se tiver avô ou tio paterno, pai ou irmãos vivos, terá a sorte de também poder conhecer, indiretamente, sua herança paterna se um deles fizer o teste de DNA-Y.
Hoje há testes de ancestralidade global – DNA autossômico – que custam menos de R$400,00.
É possível construir minha árvore genealógica utilizando apenas os resultados do teste?
Infelizmente não é possível. Devido às guerras, conquistas e migrações, os povos atuais não correspondem a povos antigos. Por essa razão, os testes de DNA não informam realmente de onde sua família veio no passado, mas onde existem, hoje, pessoas com as mesmas características genéticas que você herdou de seus antepassados.
Ninguém deve acreditar que poderá fazer um teste genético – ou três – e descobrir a história de sua família. Quem deseja isso deve fazer pesquisa genealógica, que envolve a longa e por vezes infrutífera busca por documentos em diferentes países, não raramente escritos de forma quase incompreensível.
A combinação de pesquisa genealógica e testes genéticos pode, em alguns casos, trazer resultados positivos. Os teste genéticos, de maneira geral, servem para auxiliar na busca de algumas informações sobre sua herança genética, que podem ser obtidas de uma forma mais rápida quando comparada a pesquisa por documentos.
| Leia também: Vantagens de fazer um teste genético
Resultados indesejados
Esperar pelos resultados de um teste genético pode trazer alguns sentimentos ruins, como medo, estresse e ansiedade. É importante lembrar que os testes genéticos podem trazer resultados que nem sempre serão confortáveis, principalmente em relação a doenças hereditárias. Mesmo que um diagnóstico seja confirmado pelo teste genético, nem sempre será possível fazer alguma intervenção ou mesmo tratamento. Nesses casos, é importante considerar o desejo da sua família e respeitar a decisão deles.
Quais problemas eu posso enfrentar?
Se o laboratório escolhido não tiver um centro de recebimento em sua cidade, você terá de enviar o material coletado por via postal, o que pode representar um problema, pois o envio desse tipo de material não é permitido no Brasil.
Outro problema é o de a amostra coletada não servir para análise, o que exigirá nova coleta e envio, o que nos leva de volta ao problema anterior.
É possível conseguir a cidadania a partir de um teste genético?
Também não é possível pedir a cidadania a partir desse tipo de resultado. Os pedidos de cidadania exigem documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito.
O teste genético, nesse caso, te ajudaria a compreender mais sobre as histórias da sua família e o que você carrega deles nos dias de hoje. Para conseguir a cidadania, uma pesquisa genealógica mais profunda é necessária.
Embora possuam suas limitações, os testes genéticos são muito úteis e podem enriquecer a sua pesquisa e o conhecimento sobre seus antepassados e o que você carrega deles nos dias de hoje.
Como está sendo sua pesquisa genealógica? Vem enfrentando limitações que te impedem de prosseguir? Entre em contato com a nossa equipe, a gente te ajuda. ????