Sites para a criação da minha árvore genealógica
Criar uma árvore genealógica é uma ótima maneira de formar o elo entre a família do passado e a do futuro, e com a disponibilidade dos sites para a criação da minha árvore genealógica, fica muito mais fácil manter vivas as histórias da sua família.
Mas como escolher o melhor sítio para isso? Bom, não existe ferramenta perfeita para isso. Tudo depende de uma preferência pessoal e de algumas experiências boas e outras nem tanto.
Existem pesquisadores que preferem usar ferramentas instaladas em seus computadores e não compartilham seus dados em sítios. Existem também os que criam suas árvores em sítios e compartilham seus dados de forma a permitir a descoberta de coincidências – matches – com registros de outros usuários.
Alguns sítios permitem o compartilhamento dos dados sem alteração nos registros por terceiros, enquanto outros talvez permitam a edição, o que pode arruinar uma pesquisa bem feita, como se descobre a partir de relatos de usuários insatisfeitos nas redes sociais.
É possível extrair dados dos sites para a criação da minha árvore genealógica?
Sim, é possível. Os sítios destinados à criação de árvores genealógicas costumam oferecer o recurso de produção de livros e livretos de família e gráficos com os conteúdos da árvore, ou seja, os nomes dos antepassados e parentes e suas datas e locais de nascimento, casamento e óbito.
Sítios como o MyHeritage, por exemplo, permitem ainda que se defina se o desejo é um livro de ascendentes ou descendentes e se devem ser incluídos os relacionamentos indiretos, as árvores genealógicas de cada ramo, as fontes cadastradas, bem como índices de localidades, datas e pessoas.
Os livros são exportados em formato PDF e podem ser impressos para consulta posterior.
É possível exportar as informações da minha árvore genealógica?
A inexistência de documentos ou o mau estado de conservação dos que porventura existirem estão entre as causas mais comuns dos obstáculos durante a criação da árvore. Mas existem casos menos graves em que, por simples desconhecimento de onde buscar documentos e pistas sobre um ramo da árvore, o pesquisador se vê perdido.
Para esses casos, existem estratégias possíveis. Uma delas envolve a exportação das informações da árvore – preferencialmente criada em um sítio ou aplicativo específico – e sua importação em outros sítios ou aplicativos. Essa estratégia fundamenta-se na exploração do recurso de busca automática de coincidências.
Em outras palavras, a estratégia descrita explora a capacidade de pesquisa de outros usuários que possuem parentes em comum com você. Se eles tiverem avançado na pesquisa exatamente no ramo em que você teve dificuldade, você poderá usar as informações que eles coletaram para expandir sua própria árvore. E, de quebra, poderá ter encontrado um ramo distante e ainda desconhecido de sua família.
Para exportar as informações de sua árvore, você deverá buscar, no sítio onde a criou, a ferramenta de exportação do arquivo/ficheiro GEDCOM – de GEnealogical Data COMmunication -, que nada mais é do que um formato eletrônico de armazenamento de dados genealógicos. Esse formato foi desenvolvido pelos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que atribuem enorme importância à pesquisa genealógica. Praticamente todos os sítios destinados à criação de árvores genealógicas permitem a exportação e importação de arquivos GEDCOM.
| Veja também: Problemas que você pode encontrar na criação da árvore genealógica
Encontrei coincidências de informações nos sites, o que eu posso fazer?
Durante a sua pesquisa, você pode se deparar com algumas coincidências de informações. Quem cria sua árvore em sítios conhecidos tem essa vantagem, mas é preciso ter cautela ao aceitar as coincidências, pois muitas delas poderão ser falsas por serem baseadas apenas nas similaridades dos nomes. Além disso, se as coincidências forem com registros de árvores mal documentadas, você poderá comprometer a veracidade das informações em sua árvore.
Para evitar problemas, sempre que uma coincidência se mostrar promissora, entre em contato com o dono da outra árvore e pergunte se ele tem evidências documentais que assegurem a veracidade do que informou.
Devo tornar a minha árvore genealógica pública?
É uma escolha a ser feita com cautela. Ao tornar sua árvore acessível a outros usuários do sítio que a hospeda, você permite que o sistema encontre automaticamente coincidências – matches, em inglês – em árvores de outros usuários, o que indicaria um possível parentesco entre vocês. Por meio dessas coincidências, sua árvore pode ser ampliada rapidamente sem esforço de pesquisa.
Por outro lado, é possível que essas coincidências não estejam corretas pelo fato de o outro usuário não ter feito uma pesquisa bem fundamentada. Minha opinião sempre foi de tornar minha árvore pública, porém de não aceitar matches sem antes conferir o que a ferramenta apresenta a fim de não introduzir lixo em meu trabalho de pesquisa. Se você quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida pontual, deixe um comentário. Nossa equipe está preparada para conversar mais sobre o tema! ????