Blog
Árvore genealógica Genealogia e Genética

Testes genéticos: Quais os tipos e para que servem?

Testes genéticos: Quais os tipos e para que servem?

A área genética é uma das mais ricas da medicina, permitindo diferentes trabalhos e pesquisas em seu campo. Um dos exemplos mais comuns da medicina genealógica são os testes genéticos, que permitem um olhar amplo para a linhagem da pessoa a partir de uma coleta de dados

Cada teste tem sua especificidade, com alguns podendo ser realizados pelo próprio paciente, sem a necessidade de um médico ou a necessidade de ir a um hospital. Há, inclusive, testes genéticos que auxiliam na criação de uma árvore genealógica.

Leia também: Segredos do passado: descubra histórias incríveis por meio da pesquisa genealógica!

Quais os tipos de testes?

Há diversos tipos de testes genéticos que podem ser realizados com diversas utilidades e especificação. Testes como o Cariótipo e Microarray são utilizados com o intuito de investigar a saúde do paciente, com o primeiro analisando o número de cromossomos, normalmente utilizado para diagnosticar síndromes cromossômicas como a Síndrome de Down. Já no segundo caso, busca investigar a causa de atrasos no desenvolvimento, déficits cognitivos, autismo e malformações congênitas

Há diversos outros testes que buscam auxiliar no diagnóstico de outras doenças e síndromes. Já no caso da pesquisa genealógica, há alguns específicos como o DNA mitocondrial e DNA Y.

O teste de DNA mitocondrial é utilizado para investigar a ancestralidade da mãe do paciente, sendo a mitocôndria herdada exclusivamente da mãe. O DNA mitocondrial é uma molécula encontrada nas mitocôndrias, que são estruturas celulares que produzem energia do corpo humano. Pode ser realizado tanto por homens quanto por mulheres.

Quanto ao teste de DNA Y, só pode ser feito por homens, já que analisa a passagem de cromossomo Y, que é passada exclusivamente do pai ao filho. Esse teste analisa a ancestralidade paterna do paciente, e é praticamente inalterado ao passar das gerações.

Leia também:  Mapeando a História da Família: Um Guia Detalhado para Criar e Interpretar Mapas Genealógicos

Por que realizar um teste genético?

Primeiramente, fazer um teste genealógico é muito mais simples, rápido e barato do que todo o resto do processo de uma pesquisa genealógica. Você pode pedir um kit pela internet e realizar na sua própria casa, sendo necessário apenas levar a coleta para um laboratório para análise. É um processo que facilita a sua procura pela ancestralidade, sendo mais rápido do que procurar documentos.

Para a criação completa de uma árvore genealógica, a confirmação de ancestralidade detalhada ou até mesmo para a solicitação de cidadania, o teste genético é um ótimo ponto de partida, mas geralmente são necessárias outras formas de documentação e pesquisa para complementar as informações.

Leia também: A importância do teste de DNA genealógico para descobrir a história da sua família.

Por que realizar um teste genético?

Se você está considerando realizar um teste genético, é fundamental definir seu objetivo. Você busca informações sobre sua saúde, quer desvendar sua ancestralidade, ou ambos? Com base nisso, poderá escolher o teste mais adequado.

Lembre-se de pesquisar laboratórios confiáveis e, se for para fins de saúde, considere discutir suas opções com um profissional médico.

Leia também: Quais as limitações dos testes genéticos?

Este artigo foi útil?

Há diversas maneiras de iniciar sua pesquisa genealógica, e os testes genéticos costumam ser uma escolha fácil e mais barata, que lhe colocará em um caminho mais fácil.

Está começando sua árvore genealógica e precisa de ajuda?
Entre em contato conosco para facilitar seu processo!


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.

    Ícone