Assentos paroquiais e a sua importância para o estudo genealógico
Os assentos paroquiais são ferramentas muito importantes – e até indispensáveis – para o estudo genealógico, já que estes conservam até hoje registros únicos dos nossos antepassados, quando os registros civis não eram feitos do jeito que conhecemos hoje.
Estes registros armazenam informações sobre nossos familiares que, muitas vezes, pensamos não existir. Eles facilitam o estudo sobre a história da família e até ajudam a provar o seu direito à dupla cidadania.
Neste blog, falaremos um pouco mais sobre o que são os assentos paroquiais e como consultá-los para complementar os dados da sua genealogia. Continue lendo!
O que são os assentos paroquiais?
As paróquias guardam, até hoje, muitas histórias das pessoas que habitavam as cidades e frequentavam a comunidade católica como forma de preservar a memória destas. As paróquias são uma parte muito importante da história do Brasil, que perpetuam histórias da população.
Os registros paroquiais são extremamente importantes que certificam o nascimento, casamento ou óbito de uma pessoa. Estes documentos são insubstituíveis e servem para reconstruir a história dos nossos antepassados.
No Brasil, existem diversos registros paroquiais datados entre 1835 e 2012, com certidões de nascimento, casamento e óbito antigos e recentes, encontrados em paróquias de quatorze estados brasileiros das quatro regiões do país.
Com a chegada de ministros portugueses ao Brasil, as igrejas passaram a ser responsáveis por registrar os certificados para a população. Os padres realizavam os sacramentos do batismo, casamento e outras celebrações.
| Leia também: Genealogia: um guia prático para você começar seus estudos
Os assentos paroquiais são importantes para conhecer os seus antepassados
Como dito anteriormente, os assentos paroquiais são excelentes ferramentas para complementar o estudo da sua genealogia – e até mesmo para te ajudar na busca pelo reconhecimento da sua dupla cidadania -, pois estes guardam dados únicos de uma época em que os registros civis não eram obrigatórios.
Atualmente, no Brasil, é possível consultar estes registros através da internet. Existem diversas plataformas que reúnem cópias dos documentos paroquiais. É claro que você deve ter em mente que, muitas vezes, haverá divergências de transcrição de nomes e datas.
É possível inscrever um evento nos registros paroquiais hoje em dia?
De forma geral, sim. Esses novos registros devem ser feitos, como você já deve imaginar, nas regras estabelecidas pelo rito romano e é preciso preencher uma série de itens para certificar a veracidade do registro.
- local do evento (nascimento, casamento ou óbito);
- data do acontecimento;
- tipo de evento;
- nome do oficiante;
- nome dos envolvidos no evento;
- nome de testemunhas.
Normalmente, os envolvidos no evento não são indicados apenas pelo nome, principalmente nos assentos paroquiais, mas também por referência a familiares e outros envolvidos na comunidade paroquial. Além disso, acontecia frequentemente dos envolvidos serem indicados com nomes diferentes nos registros, como apelidos ou nomes transliterados para outros dialetos.
| Leia também: Genealogia afrodescendente: testes genéticos podem auxiliar no estudo?
Qual é a importância dos assentos paroquiais?
Acima de tudo, o interesse religioso ainda determina boa parte da importância dos assentos paroquiais para a sociedade. Além disso, o interesse histórico é relevante porque, como foi dito anteriormente, os registros paroquiais guardam informações de uma época em que cartórios não tinham responsabilidade com esses registros.
Sendo assim, apenas os registros paroquiais possuem informações que permitem a reconstituição da história de milhares de famílias em várias regiões do Brasil, permitindo o aprofundamento na pesquisa genealógica.
Este artigo foi útil?
Se este artigo foi útil e te ajudou a compreender o que são os assentos paroquiais, bem como sua importância para o estudo genealógico, compartilhe-o com outras pessoas e continue nos acompanhando para receber mais conteúdos como este!