Como conservar documentos antigos
Quem deseja montar a árvore da família ou conquistar a tão sonhada cidadania, sabe que precisará de muitos documentos importantes durante todo o processo. Além de saber como encontrar todos os registros necessários, saber como conservar documentos antigos é muito importante, afinal, com o passar dos anos, alguns documentos podem perder a qualidade e ficar até ilegíveis. Você não quer isso, né?
O que não fazer para conservar documentos antigos
Antes de qualquer coisa, é preciso ter conhecimento do que não se deve fazer para conservar os documentos que contam a história dos seus antepassados. Cartas, certidões, passaportes, livros, diários, fotografias e objetos diversos necessitam de cuidados especiais para garantir que seja preservado para as gerações futuras.
Alguns comportamentos, aparentemente inofensivos, podem causar a destruição de muitos desses acervos, tais como:
– Esfregar panos úmidos ou molhados com água ou produtos químicos sobre a superfície do documento;
– Manusear os documentos com as mãos sujas;
– Folhear os documentos sem apoiá-los em alguma superfície;
– Guardar o acervo em lugares próximos à umidade.
Como cuidar corretamente de documentos antigos sem danificar sua qualidade
Agora que você já sabe o que NÃO deve fazer, vamos mostrar como conservar documentos antigos para que, sempre que necessário, estejam intactos e prontos para uso.
A gente sabe que, com o tempo, tudo vai se deteriorando e perdendo a qualidade. Entretanto, seguindo alguns cuidados básicos, é possível preservar toda uma história por muito mais tempo.
Vejamos alguns cuidados básicos:
– Guarde papéis em envelopes ou caixas confeccionados em papéis de baixa acidez, ou em suportes de metal.
– Fotografias e documentos devem sempre ser guardados em caixas, envelopes ou álbuns.
– Priorize a guarda de jornais ou recortes em envelopes separados dos demais documentos.
– Higienize o acervo com flanela seca, trinchas ou aspiradores com sucção reduzida.
– Digitalize os documentos e fotografias, para acessar sempre o formato digital.
– Não guarde seu acervo em ambientes muito úmidos, muito secos e nem muito quentes.
| Leia também: Documentos úteis para montar a sua árvore genealógica
Importância de cuidar de documentos antigos
Muito mais do que pedaços de papel, guardar e cuidar corretamente de documentos antigos é fundamental para manter viva as histórias de seus antepassados, o que você carrega deles e muito mais.
Você pode encontrar a data e o local de nascimento do falecido, seu local de nascimento e, em muitos casos, o nome de seu cônjuge. Portanto, o documento estabelece uma conexão com a geração anterior e pode fornecer pistas sobre onde e a partir de qual período começar a busca por informações de ancestralidade.
Agora que você sabe como conservar documentos antigos, que tal dar uma olhadinha na pasta ou gaveta onde os guarda, e garantir que está tudo em ordem? Com todos os documentos em boas condições, fica mais fácil conquistar aquela cidadania e conhecer um pouco mais sobre a sua história e a de sua família.
Agora conta pra gente, como está sendo essa descoberta sobre as histórias da sua família? Precisa de alguma ajuda para estimar as datas de documentos antigos? Nossa equipe está preparada para te ajudar! ????
FONTE:
Como conservar documentos relacionados à história da família? Minha Genealogia, 2021. Disponível em: <https://minhagenealogia.com/como-conservar-documentos-relacionados-a-historia-da-familia/>