Blog
Árvore genealógica

Como os imigrantes europeus se distribuíram pelo Brasil?

Como os imigrantes europeus se distribuíram pelo Brasil?

Não é de hoje que o Brasil é um dos maiores alvos dos imigrantes que buscam mais oportunidades para viver uma vida melhor e com mais qualidade. Ao longo do processo de colonização, o país recebeu vários grupos de imigrantes europeus, que se distribuíram em diversas regiões do Brasil.

Seja de maneira espontânea ou forçada, a imigração teve um aumento considerável no no Brasil, tornando o país um dos mais miscigenados no mundo inteiro. Os imigrantes europeus tiveram um papel muito relevante na construção da nossa nação, sendo responsáveis pela constituição de comércios e indústrias.

Esses imigrantes se distribuíram por vários estados do país, cada um em busca dos seus próprios objetivos. Quer saber mais sobre esse processo de instalação dos imigrantes no Brasil? Continue lendo a seguir!

O que é imigração?

Imigração é o termo utilizado para definir o movimento de deslocamento de um grupo de pessoas de um território para outro, refere-se à entrada desses indivíduos. Em outras palavras, a imigração diz respeito à entrada e ao estabelecimento de cidadãos estrangeiros em um território. Esses cidadãos são chamados de imigrantes.

O movimento de imigração é muito comum, e foi até a razão pela qual o mundo se constituiu da maneira que foi feita. A imigração ocorre principalmente pela mudança de um país para outro, mas pode ocorrer entre estados e cidades.

A imigração pode ser motivada por várias razões, como economia, perseguições políticas ou culturais e até mesmo por desastres ambientais que forçam os cidadãos a deixarem o local.

Dessa forma, a imigração pode acontecer espontaneamente, quando, por exemplo, uma família está em busca de novas oportunidades e se muda de país, ou de maneira forçada.

| Leia também: Imigrantes no Brasil: as políticas brasileiras quanto à imigração

Como se iniciou a chegada de imigrantes europeus no Brasil?

O processo de imigração no território brasileiro iniciou com a chegada dos portugueses em 1500, que visavam a exploração de novas terras. Ao longo do período monárquico e do processo de colonização do Brasil, grande parte dos imigrantes que aqui chegavam vinham de Portugal e de diversos países da África – resultado da escravidão.

Além disso, a chegada de novos imigrantes aumentou consideravelmente a partir de 1534, quando o país foi dividido em capitanias hereditárias, concentradas em São Vicente e Pernambuco.

Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil recebeu diversos grupos de países diferentes, principalmente da Europa. No início da década de 1820, houve um aumento no volume de imigrantes europeus.

Dos imigrantes europeus: os portugues no Rio de Janeiro

O Brasil pode ser considerado o Eldorado para os portugueses: além de possibilitar o enriquecimento da terra natal, também foi possível permitir que os portugueses pudessem explorar o horizonte além do seu território de origem.

Entre os milhares de imigrantes europeus que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor, ao longo desses 500 anos de história, os portugueses que chegaram ao país depois da Independência puderam desfrutar de ainda mais vantagens que aqueles que chegaram antes do processo de separação do Brasil de Portugal.

Dessa forma, os portugueses se tornaram muito próximos dos brasileiros, porque, mesmo com todas as diferenças entre os povos, os dois grupos partiram da mesma origem – afinal, o Brasil foi colonizado por Portugal.

Os imigrantes portugueses que chegaram ao Brasil no final do século XIX e no início do século XX se concentraram em realizar atividades urbanas nas principais metrópoles do país – sendo a principal delas o Rio de Janeiro.

| Leia também: Genealogia de escravizados: é possível fazer um estudo e até conquistar a dupla cidadania?

Os imigrantes italianos em São Paulo

Ainda nos primeiros anos do século XX, São Paulo e sua população desempenharam um papel muito importante para a história brasileira: foi nesse momento que o estado recebeu os imigrantes italianos, iniciando um novo ciclo na economia brasileira.

Os imigrantes que chegavam em São Paulo nesse momento vinham, em sua grande maioria, da região Sul da Itália, onde predominava a agricultura e o estilo de vida camponês. 

Vale ressaltar também que esses imigrantes vieram para constituir a mão de obra barata e eles eram considerados superiores, ao olhar dos empregadores, à população negra, por serem brancos e católicos. Esse foi outro marco muito importante para a história brasileira, principalmente quando tratamos das origens do racismo no Brasil.

Os primeiros imigrantes italianos que chegaram no país enfrentaram duras condições de trabalho, permitidas pelo endividamento desses imigrantes – já que a viagem para cá não era barata – e pela mentalidade escravista dos empregadores.

Os imigrantes alemães na região Sul do Brasil

A imigração alemã iniciou no Brasil em meados de 1824, e os primeiros grupos de imigrantes se instalaram na região Sul do país, mais especificamente no Rio Grande do Sul. A partir disso, os imigrantes alemães ascenderam a colonização dos estados sulistas.

Nos anos seguintes, o fluxo de imigrantes alemães na região foi contínuo, totalizando cerca de 6 mil imigrantes. Depois disso, o volume de recém-chegados ao país aumentou significativamente em decorrência da Primeira Guerra Mundial.

Após a ocupação em massa do estado do Rio Grande do Sul, os imigrantes alemães começaram a chegar em Santa Catarina. Os primeiros colonos se estabeleceram, em 1829, na região atualmente conhecida como São Pedro de Alcântara.

Todavia, no estado catarinense, o fluxo de imigrantes se intensificou após 1850. Ao todo, chegaram aproximadamente 17 mil alemães no estado de Santa Catarina, sendo eles agricultores, artesãos e comerciantes.

Ao longo de todo o território brasileiro, diversos grupos de imigrantes europeus chegaram com vários propósitos diferentes, seja para fugir das condições difíceis de vida em seus países de origem ou apenas para explorar novos horizontes.

Sua família tem origem nessas histórias de imigração? Conta para a gente nos comentários!


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da empresa Minha Árvore Genealógica.